quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mulher maravilha: aprenda a correr com a Vânia!

Oi queridonas!



Ontem completei 27 anos e a cada ano que passa percebo que meu corpo se modifica. Para pior? Talvez. Alguns aspectos inevitáveis como uma ruguinha aqui, uma gordurinha ali. Nem por isso vou dar sorte para as alterações que o corpo sofre ao longo dos anos. Como sei que naturalmente depois dos 30 anos a mulher começa a perder de 140 a 170 gramas de massa muscular por ano, invisto nos exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular (Pilates e musculação com exercícios funcionais). Sinceramente  me sinto melhor hoje que aos 20 anos, fruto dos exercícios que pratiquei a vida inteira. Além disso, tenho algumas inspirações e uma delas apresentarei  hoje.


Aqui está a prova de que, mesmo depois dos 50, pode-se ter um corpo lindo, cheio de saúde, através dos exercícios.



É com muito orgulho que apresento a vocês uma mulher incrível, que serve de motivação para todas nós: Vânia dos Santos Miguel. 


A Vânia é tia do meu marido e o que despertou minha admiração por ela foi sua dedicação e disciplina nos exercícios e o bom físico. Além disso, sabe aquela pessoa que de cara você tem afinidade? Assim aconteceu conosco. Logo que a conheci simpatizei com ela e vi que tínhamos algo em comum: a paixão pelos exercícios físicos.


No caso da Vânia, a atividade física se tornou seu meio de vida. Assim como para mim, foi fator crucial para a escolha da profissão que exercemos. Ela tem 52 anos e é educadora física aposentada.
O histórico dela com os exercícios iniciou-se desde cedo. Primeiramente, pelo esporte (handball), o qual ela jogava e treinava na escola desde a infância. Na adolescência fazia exercícios em casa que ela mesma inventava (palavras dela: “Eu não sabia, mas já era apaixonada pela atividade física”).




Ela corre todos os dias de 9 a 13 km e, quando chove, faz exercícios em casa. Até barra ela faz gente! Essa mulher é poderosa. 








Perguntei a ela sobre sua alimentação e ela me contou que come de tudo, mas de maneira sensata. Adora frutas e verduras e faz suplementação com um polivitamínico, maltodextrina e whey protein. Ah! Também foi ela que me passou a receita da “ração humana” caseira muito antes de isso virar moda. 

Ela tem 2 filhos e um corpão de botar muita menininha no chinelo como vocês podem ver:

As pernas dela que são um escândalo: fortes, lisas e e sem sombra de celulites.


Em 2010 ela teve uma lesão séria no joelho e até pensou que não poderia mais correr, mas com muita persistência e força de vontade, deu a volta por cima e pouco a pouco retornou e retomou o ritmo.

Ela me contou que, pra ela, corrida é tudo! Sente-se muito disposta e que é uma terapia para o corpo e mente. Todo dia acorda às 7h, toma um café reforçado, com frutas e pão, e uma hora depois, sai pra correr. Prefere correr sempre pela manhã – "para colocar os chakras em dia" (diz ela).


Os exercícios físicos estiveram presentes durante toda sua gravidez. Fazia caminhadas durante a gestação e depois dava um jeito de correr e voltar para amamentar. É muita disposição!

O bom humor dela é uma coisa inexplicável. Nunca vi esta mulher triste, sempre com um sorrisão de dar gosto (endorfina bombando!). Às gargalhadas, me contou que já perguntaram se ela era salva-vidas (a dela com certeza ela salva).

E agora algumas dicas que ela dá para quem quer começar a correr:


  • · 1º - O primeiro passo é procurar um médico e fazer um check-up e verificar se está apto para iniciar a corrida.



  • · 2º - Procure um educador físico e faça uma avaliação física.



  • ·3º - Um bom tênis e uma roupa confortável são essenciais. ( A marca preferida dela é Asics).



  • · 4º - Ter um horário para si é prioridade para se ter disciplina nos exercícios (de preferência sempre no mesmo horário). E se for correr ao ar livre cuidado com horários noturnos. Procure ir acompanhada ou em um lugar seguro.



  • ·5º - Se tiver condições de ter um personal trainer acompanhando seus exercícios com segurança, ótimo, senão, preste muita atenção na sua postura e  nas passadas.

   E por último, nos indicou um livro:  “Do que eu falo quando eu falo de corrida”, do escritor japonês Haruki Murakami.

  Agradeço imensamente a querida tia Vânia por me ter concedido esta entrevista e parabenizá-la pela pessoa maravilhosa que é e sua dedicação aos exercícios, filhos, família, casa e trabalho. 
    
   Confesso que havia abandonado um pouco os aeróbicos de impacto, pois também tive uma lesãozinha no joelho (nada grave).  Depois da entrevista me empolguei tanto que já estou correndo 2x por semana e só tenho a agradecer pelos benefícios deste exercício tão maravilhoso.
     
 E aí se empolgaram também? Quem já corre tomava os cuidados que a Vânia citou?
    
  Espero que tenham gostado, beijinho e ótima semana! 



3 comentários:

  1. Parabéns Vania, seu corpo realmente é lindo!!!
    Adorei a matéria Paulinha, que inspiração mesmo. Nunca fui mt chegada ao aeróbico, mas parece q meu corpo anda pedindo por isso, já vou entrar nos 30 e sinto q meu metabolismo não é mais o mesmo. Mas me empolguei e vou voltar a correr, depois conto aqui como está sendo. Bjkas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Aproveita para correr na beira mar por mim!!! Beijão e bons treinos!

      Excluir
  2. post show, não tinha visto ainda! E que corpo é esse da sua tia emprestada? hehehe parabens á ela, saúde bombando! beijosss

    ResponderExcluir