terça-feira, 10 de julho de 2012

O que é Core?

Oi queridos!

Que tal exercitar um conjunto de músculos que ajuda a fortalecer a coluna e todo o corpo, prevenir lesões e acabar com as dores nas costas?
Estou falando do Core, que quer dizer centro. É o centro de produção de força de onde se originam todos os movimentos e onde se localiza o centro de gravidade. Ele é composto por 29 músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar.

Estes músculos rodeiam o tronco e tem as seguintes funções:
1.     Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
2.     Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e
3.     Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.
Por sustentarem a coluna, os músculos do Core formam um cilindro da estabilidade ao redor da cintura, o que resulta em uma melhora considerável do funcionamento dos órgãos internos e em uma postura mais correta e forte.

O core é dividido em dois grupos: do primeiro fazem parte os músculos mais profundos, os locais, cuja função é manter a estabilidade da coluna lombar (transverso do abdômen, multífido, oblíquo interno, quadrado lombar, assoalho pélvico, diafragma, iliocostais (lombar)).

O segundo é composto pelos músculos globais, que ficam mais na superfície e são responsáveis pela flexibilidade da região (reto abdominal, obliquo externo, eretor da espinha, psoas maior, iliocostais (torácico)). Aqui entra inclusive o “six pack” ou “barriga de tanquinho”.

Tanto o treinamento funcional quanto o Pilates trabalham com o Core ativado de forma integrada com os movimentos. Quanto mais forte os músculos do Core, mais eficientes serão os movimentos. O Pilates, especificamente, chama-o de Power House (casa de força). 

Existem muitos exercícios que trabalham a região e inicialmente pratica-se exercícios isométricos para depois  criar  instabilidade com diversos acessórios e o próprio corpo.

Veja este vídeo no qual apresento 4 exercícios para alunos avançados de fortalecimento do Core com o uso de um Skate.

Este Skate é o modelo “Slalom 22” da marca Siebert Surfboards que também tem o Balance Board que é incrível para o treinamento funcional e logo falarei mais sobre ele aqui.
Para os interessados, a marca tem uma loja virtual: http://shop.siebertsurfboards.com
Ou confiram outros produtos no site: http://www.siebertsurfboards.com
E aí, o que acharam dos exercícios?
Não deixem de treinar este maravilhoso centro de força!
Beijos!

Um comentário:

  1. Muito bacana... conhecia somente o primeiro movimento, agora aumentei meu repertório!
    valeu pelas dicas.
    paz!

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